O tempo não para, tão pouco os avanços tecnológicos e seus impactos no mundo. A tecnologia tem um papel fundamental em todas as áreas e setores da sociedade, no desenvolvimento e aprimoramento de serviços e sistemas, expandindo o mercado e agregando valor.
Por isso, a cada ano novas tendências são lançadas com base em pesquisas de prioridades das organizações e demandas de tecnologia.
Separamos 5 tendências tecnológicas retiradas do artigo Gartner Top Strategic Technology Trends for 2022, que irão impulsionar o cenário digital, oferecendo um dos três resultados principais:
Engineering Trust: criação de uma base de TI mais resiliente e eficiente, garantindo mais segurança para dados integrados e processados em ambientes de nuvem e não-nuvem.
Sculpting Change: soluções criativas de novas tecnologias capazes de dimensionar e acelerar a digitalização das organizações. Automatiza as atividades, otimiza a inteligência artificial e torna os processos mais ágeis, permitindo decisões mais rápidas e inteligentes
Accelerating Growth: capitalizando essas tendências, a união de forças de TI ganhará negócios e participação no mercado, permitindo maximizar a criação de valor e aprimorar os recursos digitais.
Tendências tecnológicas estratégicas para 2022
- Sistemas autônomos
São sistemas físicos ou de softwares autogerenciados, que aprendem com o ambiente e modificam dinamicamente seus próprios algoritmos em tempo real para otimizar seu comportamento em ecossistemas complexos.
Eles criam um conjunto ágil de recursos tecnológicos capazes de suportar novos requisitos e situações, otimizar o desempenho e defender-se contra ataques sem intervenção humana.
- PEC (Privacy Enhancing Computation)
A computação de aprimoramento de privacidade protege o processamento de dados pessoais em ambientes não confiáveis - o que é cada vez mais crítico devido à evolução da LGPD, leis de privacidade e proteção de dados, bem como às crescentes preocupações do consumidor.
A PEC utiliza uma variedade de técnicas de proteção de privacidade para permitir que o valor seja tirado dos dados enquanto ainda atende aos requisitos de conformidade.
- Plataformas nativas da nuvem
São tecnologias que permitem criar novas arquiteturas de aplicativos resilientes, elásticas e ágeis, permitindo que você responda às rápidas mudanças digitais.
As plataformas nativas da nuvem melhoram a abordagem tradicional de elevação e mudança da nuvem, que não aproveita os benefícios da nuvem e adiciona complexidade à manutenção.
- Hiperautomação
A hiperautomação é uma abordagem disciplinada e orientada para os negócios para identificar, examinar e automatizar rapidamente o maior número possível de processos de negócios e de TI. Ela permite escalabilidade, operação remota e interrupção do modelo de negócios.
- IA Generativa
A IA generativa aprende sobre elementos a partir de dados e gera novas criações inovadoras que são semelhantes ao original, mas não uma cópia. Ela tem o potencial de criar novas formas de conteúdo criativo e acelerar os ciclos de P&D em áreas que vão da medicina à criação de produtos.